O distrito de Aveiro prepara-se para receber uma nova fábrica de bicicletas eléctricas, Unibike OEM Factory, cuja construção iniciou em Maio do corrente ano, esperando-se que esteja totalmente operacional no terceiro quadrimestre de 2020. Ao todo, a unidade irá ocupar um espaço de 7.500 m2, num terreno de 28.000 m2, e ao lado da fábrica irá ser instalado um centro de armazenamento e distribuição para as bicicletas para os clientes da União Europeia.

A unidade de produção encontra-se no coração da Bike Valley Portugal, e foi lançada pelo empreendedor Sérgio Ramos, que se encontra na área desde 2001, sendo ainda fundador da Avantisbike, fabricante de bicicletas OEM. Segundo revela a associação representativa do sector, ABIMOTA, este investimento é “fruto de uma oportunidade identificada no mercado europeu”, ideia também defendida pelo empreendedor, que acrescenta procurar responder à procura actual na indústria europeia.

A nova fábrica irá ter a capacidade de produzir 350 quadros pintados em alumínio diariamente, e montar 400 bicicletas eléctricas e 500 normais por dia, tendo como foco especial a produção de bicicletas eléctricas e e-MTBs.

Os serviços de logística da Unibike já estão em funcionamento desde Setembro do ano passado, e Sérgio Ramos explica que oferecem serviços end-to-end: “Da produção à logística e também ao armazenamento. Os nossos clientes da UE não precisam de armazenamento em cada país. Nós seremos o centro de distribuição deles. É claro que, para isso, a Unibike e a Avantisbike estão a beneficiar do facto de as duas empresas fazerem parte da Bike Valley Portugal; Isso significa que a velocidade de comercialização é contada em horas, e não em semanas”.