O grupo japonês Fast Retailing Co., proprietário da cadeia de roupa Uniqlo, anunciou uma parceria com duas startups de robótica com o objectivo de optimizar a eficiência no armazenamento e distribuição.

A Mujin Electronics, fabricante japonesa de controladores de robótica, e a francesa Exotec Solutions SAS, irão ajudar a marca a introduzir mais automatização em armazéns globais, incluindo processos de recolha e remessa.

Aquele que é considerado o maior retalhista de moda em vendas da Ásia, bem como o segundo maior após a Inditex, afirmou o ano passado que iria apostar na automatização das suas instalações através de um investimento correspondente a 833,25 milhões de euros.

Actualmente, a Fast Retailing está um ter crescimento significativo na China, mas já teve vários constrangimentos relativos a ineficiências, graças a condições climáticas incomuns, vendas fracas e excesso de stock.

No que diz respeito aos desafios que enfrentam na área da logística, o grupo pretende realizar melhorias através de prazos de entrega mais curtos.

“Não fabrique, envie ou venda nada desnecessário: esta é uma meta dos retalhistas. Infelizmente, é algo que não foi alcançado. As novas tecnologias podem mudar isso”, refere Takuya Jimb, o vice-presidente executivo da Fast Retailing.