A líder em soluções de embalagens reutilizáveis IFCO SYSTEMS vai abrir um novo centro de lavagem de recipientes de plástico reutilizáveis (RPC) na Azambuja, de modo a aumentar a sua capacidade de lavagem destes produtos e melhorar a eficiência no processo, oferecendo um melhor serviço ao consumidor. Este investimento irá triplicar a capacidade de lavagem de RPC’s em Portugal, para 90 mil por dia, aproximadamente 30 milhões por ano.

A empresa avança ainda que estas novas instalações irão incluir tecnologia melhorada para garantir um processo eficiente para retirar etiquetas e de secagem, e que irão lavar tanto os RPCs do mercado português como os importados, maioritariamente de Espanha.

O novo centro encontra-se a apenas 500 metros do armazém da IFCO, com 7.200 m2 de área coberta e 4.000 m2 de área descoberta, o suficiente para melhorar a disponibilização dos RPC’s para toda a região ibérica.

A IFCO assegura um controlo rigoroso nas suas instalações de lavagem de forma a que os recipientes respeitem as normas e padrões de segurança da indústria alimentar, bem como os padrões da indústria RPC e de higiene e saneamento globais.

Para esse controlo conta com o sistema SmartGuardian, que mede e monitoriza continuamente os principais parâmetros do processo de lavagem, entre os quais o fluxo e temperatura da água, pressão das bombas, tempo de contacto, bem como concentração de detergente e desinfectante, fornecendo dados verificáveis e comprovados aos consumidores.

Em termos de sustentabilidade, a empresa instalou em vários centros de lavagem um equipamento de reciclagem de água, de modo a diminuir a quantidade de água utilizada durante o processo de lavagem, tendo investido ainda em tecnologia para economizar energia através da combinação entre o calor e a energia gerada.