A Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha (ANP) irá estar presente numa das mais importantes feiras chinesas para exportadores internacionais do sector alimentar e de bebidas, a FHC Food&Hotel China, a decorrer entre os dias 12 e 14 de Novembro. A estratégia da associação é promover o produto nacional num mercado estratégico, que hoje já importa 3,8 milhões de toneladas de fruta (com base nos dados de 2016), tendo crescimentos anuais na ordem dos 16%.

Hoje, a Pêra Rocha do Oeste é um dos produtos agrícolas nacionais mais exportados, e cerca de 60% da produção portuguesa destina-se a mercados externos.

A aposta no mercado chinês vai no sentido de promover também este fruto, podendo os participantes da feira prová-los. “É um destino de enorme potencial para a Pêra Rocha do Oeste, numa altura em que decorrem negociações entre os governos de Portugal e China e há boas perspectivas de abertura do mercado chinês para receber este fruto”, salienta Domingos dos Santos, presidente da ANP, destacando que esta iniciativa é “fundamental para a internacionalização da Pêra Rocha”.

O presidente da associação também esclarece que recentemente houve um acordo histórico entre a União Europeia e a China que visa proteger 100 indicações geográficas europeias de imitações, onde se inclui a Pêra Rocha do Oeste.

Na feira são esperados 120 mil visitantes profissionais nos 180 mil metros quadrados de dimensão do evento. Sabendo-se ainda que 3500 empresas de 43 países diferentes marcarão presença na FHC Food&Hotel China, esta promoção poderá ainda chegar a outros destinos.