A “II Innovation Lab Talk – The Megacities Logistics Challenge”, sessão de discussão e exploração sobre o Futuro da Logística, será realizada no dia 5 de Dezembro de 2019, na Sala do Rei, na Estação Ferroviária do Rossio entre as 9.30h e as 13.00h.

Segundo a Organização das Nações Unidas, atualmente 55% da população mundial vive em áreas urbanas, uma percentagem que se espera aumentar em 68% em 2050 (dados ONU, 2018). Estima-se que, em 2030, existam cerca de 43 Megacities com mais de 10 milhões de habitantes.

Apesar de não se estimar que em Portugal alguma cidade venha a ter perto de 10 milhões de habitantes, muitos dos desafios logísticos que as principais cidades Portuguesas enfrentam são semelhantes. Movimentar milhares de pessoas e bens de forma eficaz do ponto A ao ponto B, numa base diária, é um exercício complexo, de gestão financeira e de sustentabilidade.

Porque as pessoas que habitam nas cidades vivem em centros de inovação e tecnologia, existem elevadas expectativas de consumo e a procura de serviços logísticos é elevada, havendo estudos que prevêem que esta procura multiplique por 3 entre 2010 e 2050.

O Futuro da Logística passa por encontrar soluções para desafios crescentes que são enfrentados pelas cidades, seja na chegada dos bens às cidades seja dentro dos seus próprios limites territoriais, em sectores tão importantes como a saúde, farma ou a área alimentar, para mencionar apenas alguns.

Para além de analisar durante meio dia o futuro da logística, este evento também proporcionará excelentes oportunidades de networking entre profissionais dos sectores interligados pelos desafios logísticos das megacities. O programa final ainda não está online mas os interessados podem saber mais ou realizar já a sua inscrição através deste LINK.