O grupo empresarial madeirense está a investir 7 milhões de euros para construir um terminal de logística de grande dimensão em Ponta Delgada, semelhante ao que já têm na Madeira, o Logislink, dedicado ao armazenamento e distribuição de produtos.

Segundo avança Luís Miguel Sousa, presidente do grupo, à RTP Açores, “os terrenos estão adquiridos e o projecto vai entrar na Câmara de Ponta Delgada nas próximas duas semanas”, esperando começar a construção já no início do próximo ano.

Como objectivo, o presidente do grupo procura oferecer aos seus clientes uma solução idêntica à que têm no arquipélago da Madeira e criar valor.

Para além do terminal, o grupo está também a investir numa solução de gás natural que já tem em curso no outro arquipélago, de modo a reduzir a sua emissão de gases poluentes para a atmosfera e apostar na descarbonização.

“Nós conseguimos, no fundo, reduzir o impacto do investimento a um contentor de 40 pés” – Luís Miguel Sousa em declarações à RTP Açores.

O presidente do grupo também defende que têm de criar soluções ambientalmente sustentáveis, mas que do ponto de vista económico e social “não provoquem distorções, nem façam com que algumas das pessoas fiquem afastadas do sistema”.

O Logislink da Madeira conta com um total de 36.000 m2, dispondo de uma área coberta de 10.500 m2, dos quais 2.200 m2 são de frio. O Grupo tem também divisões em Portugal continental, Cabo Verde e Guiné-Bissau, já estando anteriormente presente nos Açores com uma plataforma de 1.000 m2.