A empresa do Grupo Airbus, Stelia Aerospace, está a investir 40 milhões de euros na construção de uma nova fábrica em Santo Tirso, na Zona Industrial da Ermida, numa área de 72 mil metros quadrados. A notícia foi avançada pela Câmara de Santo Tirso, que considera ser “um dos maiores e mais importantes investimentos de sempre no concelho”.

Até 2021 espera-se que a nova fábrica, dedicada à assemblagem de estruturas para a parte dianteira dos aviões, esteja operacional. O CEO da Stelia Aerospace, Cédric Gautier, justifica a criação da nova unidade como um investimento que “faz parte integral da estratégia de optimização industrial (…), para aumentar o desempenho e desenvolver a competitividade global da empresa”.

Alberto Costa, o presidente do município, acredita que com este investimento na região, também “outras empresas do cluster industrial se juntem”. O autarca aponta ainda que a nova fábrica da Stelia Aerospace é considerada Projecto de Interesse Municipal, e como tal irá beneficiar de redução de taxas, licenças e impostos.

“É este o caminho que temos percorrido com todas os novos investimentos no nosso Município. Só na Zona Empresarial da Ermida, nos últimos cinco anos, já tivemos um investimento na ordem dos 175 milhões”, explica Alberto Costa, acrescentando que também investiram “3,6 milhões de euros naquela zona empresarial, quer ao nível de acessibilidades, quer ao nível de infraestruturas”.