Até dia 5 de Novembro estão abertas as candidaturas à segunda edição dos Prémios DHL Green & Digital Innovation, que pretende distinguir as organizações que se encontram a investir na modernização do sector da logística. Como tal, as empresas que tenham soluções que se identifiquem com estes parâmetros poderão candidatar-se a esta distinção, incluindo as portuguesas que tenham actividade em Espanha.

Esta iniciativa promovida pela DHL Supply Chain Iberia, irá seleccionar as propostas que mais se adequam à logística 4.0 em termos de inovação e sustentabilidade, robotização, digitalização com aplicação prática e directa nos operadores logísticos ou ainda empresas que gerem internamente as actividades de armazenamento, transporte e distribuição em Espanha.

As propostas das empresas poderão candidatar-se a duas categorias: sustentabilidade e inovação. A participação encontra-se restrita a apenas uma das categorias por instituição ou empresa, não existindo, no entanto, um limite para o número de projectos a apresentar pela mesma organização.

A nível de sustentabilidade, a DHL procura propostas que por exemplo permitam poupanças em termos de consumo de combustível, que contribuam para a redução das emissões de CO2, poupança de recursos, melhoria de gestão de desperdício em sistemas logísticos ou uso de produtos reciclados.

Por outro lado, em termos de inovação, procuram-se sobretudo soluções de modernização da logística, procurando inovações tecnológicas 4.0, desde inteligência artificial, blockchain, Internet das Coisas, robôs colaborativos, realidade aumentada, big data e autómatos.

Segundo explica a empresa em comunicado, esta participação limita-se “a soluções, serviços ou produtos que passaram na fase de definição e teste e estão prontos para serem implementados e/ou comercializados no mercado espanhol ou já foram lançados”, acrescentando que os prémios “visam distinguir e divulgar projectos e soluções inovadores no sector da logística que tiveram o maior impacto na cadeia de abastecimento e ainda não receberam qualquer benefício económico”.

Os vencedores dos prémios serão conhecidos no dia 26 de Novembro em Madrid, num evento específico para o efeito.

Para mais informações poderá aceder ao site dos prémios.