‘Zero Waste World’ é o projecto desenvolvido em colaboração pela CHEP e a Coca-Cola European Partners (CCEP), que tem como objectivo tornar a cadeia de abastecimento mais sustentável e eficiente.

Este programa foca-se em três áreas: eliminar o desperdício físico, repensando a existência de embalagens de uso único e causas do produto estragado; erradicar os quilómetros de transporte em vazio através da optimização de cargas e soluções de transporte colaborativo; e suprimir ineficiências, desde a análise avançada e visibilidade da cadeia de abastecimento, à optimização e controlo dos processos.

Para operar da forma mais eficiente possível, a CCEP necessita da quantidade certa de paletes no momento certo, procurando o apoio dos seus fornecedores “o sistema de pooling da CHEP, com base em paletes que foram recondicionadas, reutilizadas e, por fim, recicladas, reduziu a dependência da CCEP em paletes descartáveis destinadas a acabar em aterros sanitários, contribuindo para uma diminuição da necessidade de madeira. Tentamos eliminar o desperdício onde é possível”, afirma Márcio Cruz, Director de Comunicação e Relações Externas da Coca-Cola European Partners Portugal.

Por sua vez, Filipa Mendes, Country Manager da CHEP em Portugal, explica que através do sistema de pooling da empresa, a CEEP pode alugar e partilhar paletes em vez de comprar as suas próprias e ter de armazenar e conservar, o que permite reduzir os custos e melhorar o “desempenho, segurança e sustentabilidade da cadeia de abastecimento”.