Decorreu no dia 24 de Setembro, em Stavenger, Noruega, a entrega dos Procura+ Awards, onde foram reconhecidas as entidades que registaram, com mais sucesso, as compras públicas.

Este prémio reconhece os sistemas de compras públicas já implementados, que se distinguem por critérios como inovação e sustentabilidade, e que resultam em melhorias significativas em bens e serviços públicos, processos e infraestruturas.

A cidade de Zurique, na Suiça, venceu na categoria de Procurement Initiative of the Year, que distingue a iniciativa que melhor se destaca em compras públicas, reconhecendo a utilização de betão reciclado na construção de edifícios. Com esta aposta, Zurique poupou cerca de 17.000 metros cúbicos de materiais virgens, evitando a colocação dos materiais usados em aterros.

Por sua vez, Ghent arrecadou a distinção de Sustainable Procurement of the Year, graças a um programa-piloto de aquisição de vestuário de trabalho eticamente produzido. A cidade belga trabalhou em parceria com os seus fornecedores de onde resultou um produto socialmente responsável.

A ‘pareceria para a inovação’ destinada a soluções relacionadas com a drenagem descentralizada de precipitação extrema valeu ao município dinamarquês Frederiksberg o prémio de Innovation Procurement of the Year.

Por fim, o CERN, que concorria com Helsínquia, cidade finlandesa, foi distinguido com o Outstanding Innovation in ICT Procurement, que reconhece as compras públicas inovadoras na área das TIC, vencendo com a sua solução de aquisição de armazenamento de dados em “nuvem” aberta.