No passado dia 16 de Outubro, 1.000 profissionais de compras de cerca de 14 países dirigiram-se para o Centro Cultural de Belém (CCB) para participar no evento Vortal VISION’19, um congresso que desafiou os seus participantes a “ver para além do horizonte” e a assistirem a diversos momentos de debate que foram desde Contratações Públicas e Privadas, Tecnologia 4.0, Compras e, no fundo, todo o acto de Procurement. Foi ainda durante este evento que se deu o lançamento da plataforma de compras da Vortal, a nextVISION.

“Dare to see the horizon”. Foi este o mote que preencheu a agenda do Vortal VISION’19, um evento que requereu mais duas salas adicionais para sessões paralelas, para além da plenária que ocorria no grande auditório, sob a apresentação de Filomena Cautela. Entre os cerca de 50 oradores do evento pudemos encontrar especialistas em matéria de contratação electrónica, nacionais e internacionais, vindos de grandes empresas de renome, de entidades públicas e do meio académico.

Dos temas em debate estiveram em destaque a contratação electrónica e a gestão de compras, avaliando as suas evoluções, o que esperar futuramente, co-existência entre as plataformas privadas e públicas, desafios, centralização de compras em organizações globais, tecnologias 4.0 como Inteligência Artificial e Machine Learning, interoperabilidade entre plataformas de contratação e facturação electrónica.

Durante a manhã foi ainda apresentada a nova plataforma de compras Vortal nextVISION que, como explicaram Nuno Silva e Pedro Cabral, da tecnológica portuguesa, trata-se de uma plataforma de compras inteligente, mais “usável, intuitiva e com novas funcionalidades”, podendo ser utilizada tanto no computador como no telemóvel.

“A nextVISION foi construída com o utilizador final e para o utilizador final, num espírito colaborativo”, explica Miguel Sobral, CEO da Vortal, descrevendo-a como sendo uma “plataforma user-friendly e focada no cliente, alicerçada num binómio usabilidade-evolução tecnológica, alinhada com as necessidades de um mercado cada vez mais exigente”.

Leia o resto do artigo e conheça os vencedores dos Prémios Vision brevemente na nossa revista #4!