O Porto de Lisboa vai receber 8.600 toneladas de Carril 54E1, adquiridas pela IP, destinadas à reabilitação e manutenção da Rede Ferroviária Nacional. Esta operação logística, de elevada complexidade, decorre até Janeiro de 2020

O carril, transportado desde Itália, até Portugal por via marítima, será entregue faseadamente e envolve uma operação logística de elevada complexidade, que se realiza a partir do Terminal Multiusos do Beato (TMB), na Plataforma Oriental do Porto de Lisboa.

O primeiro navio, Combi dock I, agenciado pela Portmar – Agência de Navegação Lda., com uma carga de 3.500 toneladas de Carril, chegou hoje de manhã, 7 de Outubro, a Lisboa. Posteriormente, proceder-se-á ao seu transporte ferroviário para o Centro Logístico da IP no Entroncamento (CLE) através do operador Medway. O transporte será efectuado por três comboios em rotação, estimando-se que decorra ao longo de um período de sete dias.

A operação logística do transporte deste equipamento, desde a descarga no Porto de Lisboa até ao destino final, está a cargo da empresa Andrade & Ramos.

O segundo navio, que trará o maior volume de carga, com 3.850 toneladas de Carril 54E1, está previsto chegar a Lisboa dia 26 de outubro e o transporte ferroviário para o CLE terá início no dia seguinte, repetindo-se o ciclo de descargas.

O terceiro navio, com as restantes 1.250 toneladas de Carril, chegará a Lisboa já em 2020, no dia 20 de janeiro, encerrando esta operação logística.