Um dos principais desafios da cadeia de abastecimento e logística é o controlo e a visibilidade. Os clientes exigem esta capacidade que é cada vez mais difícil de alcançar, com as empresas a subcontratar partes do seu abastecimento, ficando o controlo na mão de terceiros.

Por que motivo é a visibilidade importante?

A visibilidade da cadeia de abastecimento tem vantagens significativas para todos os parceiros que dela fazem parte. A visibilidade ponta a ponta é a chave duma gestão eficiente da cadeia de abastecimento. Graças a ela, é possível dar resposta de uma forma célere a eventos inesperados. Permite igualmente uma integração dinâmica e flexível entre todos os intervenientes com vista a garantir operações logísticas eficientes.

Que medidas concretas pode então levar a cabo para ter uma visibilidade total das suas operações e aumentar a eficácia do seu negócio?

Coloque um rótulo em cada volume, de forma orma a conseguir seguir a carga, a primeira coisa que tem de fazer é rotular cada unidade logística (LU) individualmente. A identificação da LU tem de ser única. Sem a rotulagem da sua LU, é impossível obter uma localização e seguimento adequados das suas expedições. Um rótulo pode ser um código de barras ou um código QR.

Sugestões de alguns rótulos:

  • O Harmonized Parcel Label (Rótulo harmonizado para volumes, HPL) emitido pela CEN, uma das três organizações de normalização europeias.
  • O novo rótulo de logística GS1
    Está em conformidade com o rótulo HPL, mas pode incluir informações adicionais sobre o produto transportado.

Selecione o fornecedor de serviços logísticos certo

Para conseguir uma maior visibilidade em toda a sua cadeia de abastecimento, deve escolher um fornecedor de serviços logísticos que esteja disposto e que tenha a capacidade de reportar o movimento das mercadorias, bem como a condição das mesmas. Cada LU deve ser digitalizada ao criar unidades logísticas maiores (colocando volumes em paletes e paletes em contentores) e quando é carregada/descarregada para qualquer tipo de transporte (camião, contentor, avião, navio). Desta forma, irá conseguir controlar toda a cadeia de eventos.

Automatize os seus processos

Torne os seus processos internos digitais e automáticos. Irá reduzir as horas de processamento manual e o tempo gasto pelos seus empregados em tarefas operacionais. Ao combinar tecnologia e pessoas, pode focar-se a 100% nos seus clientes e obter uma vantagem competitiva que fará crescer o seu negócio.

Migre a sua logística para a nuvem

Para alcançar visibilidade em operações logísticas B2B, a troca de informações digital entre todos os sistemas dos intervenientes é crucial. Uma solução digital que suporte a impressão de rótulos apropriados e a comunicação digital com fornecedores de serviços logísticos permite-lhe seguir sempre as suas entregas e analisar a causa de qualquer desvio inaceitável. Com a nossa solução digital, podemos ligar facilmente todos os seus parceiros comerciais na cadeia de abastecimento complementando simplesmente os sistemas existentes.

Estabeleça parcerias

As parcerias estão a tornar-se mais importantes nos negócios e isto aplica-se também às cadeias de abastecimento. As organizações contam com os fornecedores e parceiros para prestar serviços fora da logística vertical da empresa. Ao encontrar o parceiro no qual confia, pode criar eficiências em termos de descontos sobre volumes e transparência ao estabelecer preços. Irá igualmente melhorar a visibilidade e sensibilização em toda a cadeia de abastecimento.

Transforme a sua logística numa fonte de vantagem competitiva

O controlo e visibilidade da cadeia de abastecimento são caracterizados por uma situação onde tem de planear, gerir e ter uma visão geral em tempo real do estado de todas as suas expedições, em todos os seus fornecedores de serviços logísticos. Com a nossa solução SaaS, fácil de utilizar e implementar, consegue ter uma partilha em tempo real de informações e de acompanhamento de eventos para ajudar a controlar a sua logística e, consequentemente, para manter os seus clientes satisfeitos. Adicionalmente, é possível criar uma rede B2B para a integração da cadeia de abastecimento, permitindo um controlo e visibilidade em todos os 3PL, carregadores e centros na rede.

Artur Alves, COO and co-founder | MIXMOVE.io