Esta semana será apresentada a Ford Trucks Portugal, que chegou à Europa no seu Ford F-Max, o Camião do Ano 2019. A gama de veículos da Ford Trucks passará a estar disponível também no país, e será uma entrada europeia, para o Ocidente, que espera vir a render metade das vendas totais da empresa. A apresentação será feita no próximo dia 3 de Outubro em Alverca do Ribatejo, onde será a sede portuguesa.

O Camião do Ano, assim distinguido após a sua apresentação no IAA, Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hannover, foi o resultado de cinco anos de projecto e testes, envolvendo 500 engenheiros da Ford Otosan em 11 países de quatro continentes, utilizando 233 protótipos do veículo. Ao todo, foram 15 500 horas de testes em laboratório e 5 milhões de quilómetros percorridos nas estradas.

Este modelo tem um motor Euro 6 de 12,5 litros com 500 cv, um binário de 2.500 Nm e 400 Kw de poder de travagem e uma transmissão de doze velocidades automatizada fornecida pela ZF.

A Ford Trucks espera que, até 2020, já esteja presente em 50 países, quase o dobro de 2017, e realizar vendas regulares pela Europa.