Decorreu ontem, dia 12 de Setembro, a entrega dos prémios da 14.ª edição das 24 Horas de Logística, que este ano decorreu nos dias 18 e 19 Maio, na fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal. Esta acção formativa em formato de jogo entre equipas tem uma duração de 24 horas consecutivas, ao longo das quais as 15 equipas participantes tiveram de resolver 35 provas (práticas e teóricas, diurnas e nocturnas).

O primeiro classificado foi a equipa do Intermarché, que revela que “as primeiras horas foram difíceis. Era um mundo novo. Vínhamos com um espírito completamente aberto, o que nós queríamos era conhecer uma nova realidade. A nossa primeira experiência foi no ano passado, enquanto organizadores, que foi uma versão completamente diferente”.

“Se uma prova não tivesse corrido bem, dávamos o dobro ou o triplo na seguinte” – Equipa Intermarché

Acima de tudo, a equipa realça que “conseguimos crescer ao longo das 24 horas”, e que a mais-valia da equipa era virem “todos de áreas completamente diferentes, estando todos obviamente ligados à logística, mas cada um com a sua valência em determinada área”. Destacam ainda que este evento os uniu enquanto equipa, e que foi criada uma “maior camaradagem e sentido de grupo entre nós os cinco”.

Em segundo lugar, algo inédito: Não foram os melhores em nenhuma das restantes categorias, mas correram bem em qualquer uma delas, e a organização defende a ideia de que “a melhor equipa não é a que corre melhor os primeiros 20 km, e sim quem chega em primeiro ao final da maratona”. Conseguiram uma boa classificação em cada uma das provas, mesmo não sendo os melhores em nenhuma delas, mas na soma total, foi a Log In Team, dos estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal que arrecadou o segundo lugar.

“Foi, sem dúvida, um teste à resiliência mas também à resistência, obrigando as equipas a saírem da sua zona de conforto por diversas ocasiões”, explica a equipa, que se mostrou orgulhosa pela classificação obtida, reforçando que se tratava de uma equipa constituída por estudantes, e que este resultado antevê que possam vir a ser “futuros profissionais de sucesso”.

“A experiência das 24 Horas de Logística permitiu colocar à prova os conhecimentos académicos adquiridos e as competências profissionais desenvolvidas através da simulação de cenários representativos de diferentes actividades logísticas“ – Equipa Log In Team

Em terceiro lugar, com a melhor classificação até à data dentro da organização, encontramos a Schnellecke, composta pelas divisões Schnellecke Portugal e Logistics. A equipa veio “ao desafio de cooperação, acima de tudo”, e acabou por chegar ao pódio através “da cooperação”, revelam. “Tirar esta classificação vai ser a exposição perante as outras organizações, e mesmo perante a nossa própria organização”

“A Mitsubishi teve a preocupação de nos receber a todos às mais altas expectativas, e consideramos mesmo que as superaram” – Equipa 5 Schnellecke

Por parte da Mitsubishi Fuso Truck Europe, Rui Correia, General Manager, destaca que “apesar de sermos uma empresa multinacional, temos uma maneira de estar portuguesa”. O mesmo responsável sublinha a importância do evento em termos de formação e faz a ponte entre a experiência pela qual as empresas passam e o próprio trabalho das equipas: “sei que é um cliché dizer isto, mas todos ganharam, realmente. Em geral, nestas coisas todos ganham, mas neste tipo de actividade e competição isso ainda é mais verdade”.