A Inditex está a realizar testes-piloto com um comboio rodoviário na Corunha, Espanha, para fazer uma distribuição mais sustentável nas entregas de última milha. Foi, então, desenvolvido em conjunto com a Naturgy, a Fundação EnergyLab e a Cosmopolitan Green Engineering, um modelo de comboio terrestre para uso urbano.

De acordo com a marca, o protótipo foi testado, numa primeira fase, na sede da Inditex, em Arteixo, para o serviço de catering, possuindo “reboques isotérmicos, alta manobrabilidade e menos necessidade de velocidade nas vias públicas”. Referem ainda que o objectivo desta medida é melhorar a eficiência energética, bem como reduzir as emissões de gases de efeito-estufa ao longo da cadeia de valor. Para isso, seria necessário encontrar uma solução “viável e ecológica, modular, flexível, escalável e replicável”.

Assim, foram introduzidas ao transporte diversos componentes de forma a que pudesse distribuir e recolher mercadorias em áreas de acesso restrito.

Através do comboio urbano, é possível realizar um uso mais eficiente dos recursos materiais, tanto de combustível quanto de tempo de entrega, reduzindo os custos ambientais da sua actividade.

Com um total de 7,5 milhões de euros investidos, o ‘Tren Logístico Sostenible’ (Comboio Logístico Sustentável) faz parte do investimento da Inditex dedicado à circularidade e ao uso eficiente dos recursos.

Share This

Partilhar este artigo