Chegou ao fim o mês que não se iguala a nenhum outro e se é verdade que ainda há quem aguarde por uns merecidos dias de descanso, a maioria regressa agora às rotinas profissionais. É pois altura de relembrar o que está planeado para a segunda metade do ano, uma vez que as principais associações e entidades do sector estão empenhadas em levar ao público os temas que marcam a actualidade e as agendas dos diferentes grupos de profissionais que se movimentam na supply chain. E, como sempre, são vários e de diferentes quadrantes os eventos que vão marcar a rentrée.

Começando por ordem cronológica, os dias 18 e 19 de Setembro serão dedicados à Empack and Transport & Logistics, a maior feira ibérica dedicada aos profissionais de embalagem, armazenagem, manutenção e logística, promovida pela Easyfairs, que decorrerá no Porto, na Exponor.

Trata-se de um espaço onde estarão presentes as principais empresas do sector, e por onde irão passar, segundo a organização, mais de 4 mil profissionais para conhecer as inovações que estão a revolucionar a área, ter contacto com novos produtos ou procurar soluções para os seus negócios.

Ainda este mês, a cargo da Supply Chain Magazine, em parceria com a ATP, está a conferência Têxtil Logística, com data marcada para 26 de Setembro, no CITEVE em Vila Nova de Famalicão.

Sob o mote ‘Inovação e Eficiência na Logística’, o evento será espaço de temas relacionados com a cadeia de abastecimento de produtos têxteis destinados ao lar, sector automóvel ou vestuário, e contará com oradores de empresas como Valérius, Brodheim, Axfilia, BIZCARGO.com ou Generix Group.

Entramos no mês de Outubro com o Congresso da APAT, a decorrer nos dias 11 e 12, em Portimão, com o tema ‘O Transitário Digital e Colaborativo’. Este evento será palco de partilha de experiências dos vários profissionais da actividade transitária, que irão abordar diferentes temas que marcam a actualidade deste sector.

Segue-se o 22.º Congresso da APLOG, nos dias 16 e 17 de Outubro, no PT Meeting Center, em Lisboa, sob o mote de ‘As Novas Fronteiras da Logística’.

Durante os dois dias do evento muitos serão os temas abordados, como ‘As novas Fronteiras para as Empresas Portuguesas’, ‘Sustentabilidade – Economia Circular’, ‘Tecnologia, Planeamento e Analytics nos Transportes’, ‘Impacto do IoT/5G na Logística’, ‘Logística Alimentar – Os Desafios da Qualidade’, entre muitos outros.

Logo a seguir, nos dias 18 e 19 de Outubro, no Tróia Design Hotel, será a vez do 19º Congresso da ANTRAM.

O mês de Outubro termina com a 5.ª edição do Procurement Conferência, também organizado pela Supply Chain Magazine. A Nova School Business & Economics, em Lisboa, será o palco deste evento que irá decorrer no dia 25 de Outubro, tendo como tema central ‘Tendências, Competências e Novas Fronteiras: da Informação à Criação de Valor’.

Em termos de participação são esperados cerca de 190 profissionais de Compras e Procurement na sala, onde pelos diferentes painéis-debate passarão responsáveis de empresas nacionais que partilharão com todos os presentes, as suas experiências e conhecimentos na área do Sourcing, Compras e Procurement. Confirmados já estão nomes de empresas como Plural Cooperativa Farmacêutica, EDP Valor, Fidelidade, Luís Simões, entre outros.

Com tantos eventos a decorrer, até sabe melhor a rentrée e, entretanto, para o guiar vá sempre passando por aqui. Entre chegadas e partidas no nosso site nada mudou: continuamos a dar-lhe notícias todos os dias.