No seu livro “Excellence in Warehouse Management: How to Minimise Costs and Maximise Value”, Stuart Emmett, com base numa revisão bibliográfica de logística e cadeia de abastecimento, exibe perguntas, indicadores, tópicos de pensamento e casos de estudo com o intuito de encaminhar o leitor à minimização de custos e aumento de valor na área da Gestão de Operações Logísticas.

“Excellence in Warehouse Management” descreve vários temas desde noções primárias e processos em armazém, produtividade e custos até ao Outsourcing e tecnologias de informação. A base de cada capítulo assenta na explicação clara e fundamentada do tema, complementado com casos de estudo, thinking points e desafios.

No fim de cada ponto, surgem os training topics, que são inputs para o leitor interligar os temas abordados à sua realidade diária da Gestão em Armazém. Estes inputs podem ser perguntas ou orientações, que têm como objetivo direcionar o leitor para os potenciais resultados.

Elementos importantes

A base bibliográfica não ideal para quem deseja realizar uma dissertação académica. Porém, rapidamente se compreende que a fundamentação teórica não é o core do livro, é apenas o meio necessário para o fim desejado. Esse “fim”, o training topic, é o ponto de diferenciação desta obra para as demais. Tópicos mais focados para profissionais com conhecimento efectivo do terreno.

O capítulo da Gestão de Recursos Humanos torna-se interessante, não só pelo facto de ser inesperado neste tipo de abordagem, mas também pela importância que se dá ao elemento colaborador quando se fala de maximizar o valor da organização.

O livro termina com alguns sites que podem gerar interesse de consulta e uns tópicos sobre desenvolvimentos e tendências futuras na Gestão em Armazém.

 

Conclusões

O título é chamativo. Como minimizar custos e acrescentar valor num armazém? Qualquer profissional quer a chave-mestra. Será que o livro corresponde às expectativas geradas pelo título?

Ajuda a responder em várias frentes.

Os tópicos no capítulo “Produtividade, Custos e Serviço” são dos mais interessantes. Apresentam cálculos reais de uma operação logística, resultados que servem como benchmarking, bem como oportunidades de melhoria de rápida execução.
Os key drivers indicators oferecidos ao longo do livro são uma fonte de inspiração para aplicar em qualquer organização que pretende otimizar a monitorização de resultados e produtividade.

As perguntas realizadas no fim de cada capítulo, sobre a realidade onde o leitor está inserido, fazem o leitor “viajar” em produtivas análises introspectivas. Acredite!

O livro termina com a visão e objetivos do autor, para atingir a perfeição em armazém. Mesmo os céticos, para quem a perfeição não existe, este livro mostra que se não a procurarmos, nunca alcançaremos a excelência.

Rui Freire | Supervisor de Operações Pharma | Formador