A Volkswagen Autoeuropa apresentou na passada sexta-feira o seu novo Gigaliner, um camião de três eixos unido a um semi-reboque e a um dolly, que irá poupar até 70 toneladas de CO2 por ano. Através deste novo equipamento, espera-se uma redução de 30% das emissões nesta rota, verificando-se ainda uma redução entre 30 e 40% de camiões semanais na rota do Gigaliner. Face à actualidade, é ainda possível registar uma poupança de custos logísticos de 5%.

O investimento neste novo modelo de transporte é uma solução pioneira no cluster automóvel nacional, sendo possível “obter melhorias a vários níveis, mas realço sobretudo as perspectivas ambiental e económica”, revela Dinora Guerreiro, directora da cadeia de abastecimentos e transportes da Volkswagen Autoeuropa, em comunicado.

O primeiro Gigaliner ao serviço da Volkswagen Autoeuropa irá percorrer cerca de 150km até ao fornecedor MD Plastics, em Valado dos Frades (Nazaré). Dinora Guerreiro espera que “dentro de um ano esperamos estender esta solução a outros fornecedores portugueses e talvez a fornecedores espanhóis”.

Cumprindo todos os requisitos legais actuais, o Gigaliner teve como responsável pela sua preparação o operador logístico Torrestir.