De acordo com o Fórum Económico Mundial, até 2030, muitas das competências que os funcionários trazem para as empresas, hoje, terão mudado. De facto, vários estudos revelam que, até 2030, entre 75% e 85% das profissões mais procuradas ainda não existam hoje. A Adecco fez a sua análise e divulgou alguns dos que são os possíveis empregos do futuro e alguns conselhos de como se manter competitivo.

O trabalho, tal como o conhecemos hoje, sofrerá uma grande mudança em menos de uma década. Aconselha a Adecco que se for uma pessoa activa profissionalmente, deve ser proactivo em relação à reciclagem dos seus conhecimentos e começar a trabalhar para o seu futuro. Caso esteja ainda a estudar, analise a área em que se quer especializar para ajustar-se ao máximo às profissões do futuro.

Competências necessárias para as profissões do futuro

A análise do Big Data, da Internet das Coisas, da Realidade Virtual, da Realidade Aumentada, da Inteligência Artificial e a capacidade de resolver problemas complexos, exigirá mão de obra qualificada com formação especializada e uma base muito prática. Aqueles que optam por carreiras STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) terão sucesso. Ou seja, buscam-se perfis que integrem conhecimento científico, tecnológico, matemático e de engenharia.

As salas de aula devem começar a preparar alunos para combinar essas quatro disciplinas. Assim, devem submeter-se a um método educacional que enfatize o uso de material tecnológico. Além disso, o trabalho em equipa será incentivado e intensificado.

 

As seis novas profissões

  • Especialistas em clima e meio ambiente: devemos cuidar dos recursos naturais. Não há planeta B. Novos negócios serão projetados, tais como controladores da pegada de carbono, agricultores verticais de culturas hidropónicas, forças de segurança contra ecodelinquentes…
  • Piloto e controlador aéreo de drones: actualmente usamos drones para tarefas de pesquisa e manutenção, estamos a dar os primeiros passos no uso comercial com tarefas de distribuição e transporte… o que abre uma ampla gama de possibilidades para uso futuro.
  • Especialistas em Impressão 3D: A gestão de impressoras 3D não será exclusiva do mundo da construção e arquitectura ou indústria. Os avanços na medicina beneficiarão da ajuda de profissionais de impressão 3D.
  • Especialistas em tráfego automatizado e veículos sem motorista: Engenheiros especializados capazes de projectar veículos de nanotubo de carbono leve ou modelos básicos de transporte, como bicicletas sem pedais, assim como criadores de experiência para viajantes. O mundo dos transportes passará por uma grande transformação.
  • Intérpretes de Big Data: Existem actualmente mais de 5,5 milhões de máquinas interconectadas. Até 2030, espera-se que existam mais de 50 milhões. Controlar tudo isso exigirá especialistas multidisciplinares com capacidade de trabalhar em equipa e com conhecimento na análise de Big Data.
  • Especialistas em criptomoedas: dos aspectos legais à segurança através de investidores ou credores. O mundo das criptomoedas irá assumir uma elevada importância no futuro próximo.

Haverá uma grande variedade na oferta de emprego no futuro. No entanto, não precisará esperar algumas décadas para começar a evoluir.