A startup portuguesa Shiptimize, é uma plataforma que utiliza a tecnologia para tornar a logística de envios uma parte integrada das pequenas e médias lojas online, ou seja, integra o sistema de diferentes plataformas de e-commerce ao das transportadoras.

Este projecto, fundado por Mark Bastiaanssen e Jorn Spiertz, surgiu para ajudar as lojas online que têm mais dificuldade em aceder a soluções logísticas, em economizar tempo através da automatização de processos. E é esta componente que ajuda a plataforma a modificar a visão da logística de envios que “para reduzir erros e optimizar o valor agregado das lojas online, aprimora a experiência não apenas para o e-commerce, como também para o consumidor final”, como explica Mark Bastiaanssen.

Ao realizar determinados processos manualmente, como é o caso da criação de etiquetas de envio, faz com que a margem de erro aumente, o que pode gerar várias consequências em toda a cadeia “se um endereço é copiado com alguma informação importante em falta, a encomenda não chegará ao destinatário e voltará à loja, que terá de realizar novamente uma operação que já havia dado como completa”, como exemplifica o CEO da Shiptimize.

O software da start-up visa tornar os diferentes aspectos deste processo automatizados, constituindo uma parte integrante das lojas online, como a criação e impressão de etiquetas de envio e a automatização de e-mails de rastreio personalizáveis à marca e linguagem de cada loja.

“Grande parte da automatização destes processos é feita ou facilitada através da integração não apenas do software com as lojas online, mas também com os sistemas das transportadoras. Assim, garante mais rapidez, simplicidade e precisão no processo. E, quando se fala de cadeia logística, quanto mais precisão se puder ter, melhor é para a loja online e também para os seus consumidores”, segundo Mark Bastiaanssen.

Actualmente, a Shiptimize detém plugins para plataformas como a PrestaShop, da qual é parceira oficial de envios em Portugal e na Holanda. Está também disponível para WooCommerce, OpenCart, osCommerce e Magento.

CTT, Vasp, UPS, DHL e GLS são algumas das opções de empresas de entrega em Portugal.

Os dois sócios fundadores neutralizaram e lançaram a Shiptimize em solo português, não só pelo facto do e-commerce no nosso país ter necessidade de integrar um software deste género, mas também por oferecer mais oportunidades a uma start-up que se foca em ajudar a desenvolver o mercado.