A Siemens Digital Logistics está, actualmente, a introduzir em Portugal a solução XCargo, que visa realizar uma série de optimizações que podem resultar em poupanças significativas nos custos operacionais das actividades logísticas.

Esta ferramenta surge para apoiar pequenas e médias empresas, a nível nacional, no planeamento estratégico de operações logísticas de complexidade baixa ou média. A solução apresenta-se simples e flexível, uma vez que se integra com o Excel.

Assim, é possível garantir que existe uma optimização na cadeia logística no que diz respeito a, por exemplo:

  • Location Planning: Consiste na identificação/optimização dos locais (ex: centros de distribuição), tendo por base as quantidades, origens (fornecedores) e os destinos de envio (lojas);
  • Customer Assignation: Optimização da rede logística, nomeadamente na decisão de qual o ‘fornecedor’ (ex: centros de distribuição) que abastece determinado destino (ex: lojas);
  • Route Planning: Definição da sequência de entregas e geração de rotas de distribuição.

De acordo com a empresa, estimam que esta solução poderá permitir às empresas portuguesas iniciar o processo de transformação digital necessário para torná-las mais eficientes neste domínio.