No primeiro semestre do ano, o Porto de Viana do Castelo apresentou um crescimento de 16,3% no movimento de mercadorias, face ao período homólogo, superando as expectativas ao atingir um total de 213 mil toneladas de carga.

As exportações representam 74% do movimento global deste porto, sendo o papel kraft a principal mercadoria exportada.

Entre as principais mercadorias movimentadas estão os granéis sólidos, que apresentaram o maior aumento, de 139%, sendo que o porto destaca também o crescimento de 42 mil toneladas do sector agro-alimentar.

A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) mostra-se contente com os resultados obtidos nestes primeiros seis meses do ano, e comenta que “o Porto de Viana do Castelo tem vindo a surpreender, pelo que se prevê que este seja o melhor ano dos últimos seis. É certo que esta infraestrutura dispõe de capacidade instalada e de condições para satisfazer as exigências da região e a prova está nos números hoje divulgados”.

Em Fevereiro, o porto apostou na construção de novos acessos rodoviários ao sector comercial do porto, num investimento de 5,3 milhões de euros para melhorar a acessibilidade à infra-estrutura portuária.