A Still lançou recentemente os novos porta-paletes EXH-SF e o Double Decker EXD-SF com plataforma basculante. Os dois novos equipamentos da empresa especialista em equipamentos de intralogística foram desenhados para serem facilmente manobrados em espaços reduzidos.

O EXH-SF está disponível em duas versões, uma de 2.000 kg e outra de 2.500 kg, e vocacionado para os armazéns de logística, retalho e bebidas, onde estes equipamentos são utilizados para a carga e descarga de camiões, suportando rapidamente longas distâncias a uma velocidade máxima de 14km/h.

Este porta-paletes traz ainda a vantagem de ser compacto, com uma largura de 720 mm (mais fino que uma euro-palete), o que facilita a sua manobra em locais estreitos.

A nova direcção eléctrica e o volante especial com comandos intuitivos permitem que o operador manobre o equipamento e eleve a plataforma com apenas uma mão.

O equipamento é ainda ergonómico ao nível do amortecedor de ar ajustável, graças a um compressor integrado, ajustando-o ao peso do condutor, reduzindo a tensão, esforço ou cansaço do operador.

Por sua vez, o EXD-SF 20 foi concebido para facilitar a circulação de mercadorias, e tal como o EXH-SF, é de fácil utilização em espaços reduzidos e desenhado para carregar e descarregar camiões, podendo transportar até duas toneladas, ou até duas paletes de 1.000 kg cada, graças à opção de palete dupla, o que o torna vantajoso no transporte de produtos leves e delicados, como frutas e legumes.

Pode ainda funcionar como porta-paletes pedestre em curtas distâncias e em longas distâncias com a plataforma rebatível com suspensão pneumática para evitar o cansaço do condutor, aumentando a ergonomia e a produtividade.

Este equipamento pode andar a uma velocidade de 10km/h e tem também disponível o sistema de direcção eléctrica intuitiva do outro modelo.

Em termos de sustentabilidade, é possível tornar ambos os equipamentos movíveis a baterias de iões de lítio ou de chumbo, com uma potência de 200 a 500 Ah, bem como equipados com um carregador de bateria incorporado, que permite que as operações de carga sejam executadas o mais rapidamente possível enquanto o sistema de extracção lateral da bateria facilita e acelera a sua substituição durante vários turnos.

Ambos os equipamentos destacam-se em termos de desempenho, baixo consumo, ergonomia e intervalos de manutenção.