A Castelbel, empresa portuguesa especializada em produtos perfumados com sede em Castêlo da Maia, investiu num novo espaço de 5.000 m2, com vista a aumentar a sua produção e a apostar no crescimento no estrangeiro. Produzindo actualmente 6,5 milhões de sabonetes, a empresa estima terminar o ano com uma facturação de 12 milhões de euros.

Mudando-se para um novo espaço em Maio, a Castelbel está a investir no aumento da capacidade de produção de sabonetes, o que passa pela construção de novas máquinas de cunhagem, cada vez mais rápidas e com maior perfeição.

Como forma de responder a este aumento de produção, a portuguesa investiu em hardware e software específicos, personalizando este último de acordo com as necessidades do dia-a-dia. “Decidimos informatizar o processo logístico por forma a agilizar a expedição das encomendas”, revela Cristiano Ferreira, gestor de stocks da Castelbel.

Foi ainda implementado um sistema de localização dos produtos em armazém e definida uma rota para o picking, de forma a agilizar as operações e para que este seja feito de forma mais rápida e eficaz.

“Desenvolvemos mapas de apoio à gestão de stocks no nosso sistema informático para que fosse possível obter de forma muito rápida (através de um simples click) toda a informação relacionada com stocks e para que fosse possível reagir rapidamente numa situação de aumento significativo do número de encomendas”, explica o responsável da empresa.

A empresa explica que graças a este investimento estão a conseguir optimizar o nível de inventário de cada produto, de forma a evitar quebras e excessos de stocks e a agilizar o processo de compra de acordo com os dados fornecidos pelo software de apoio ao stock.

O aumento de produção irá permitir à empresa responder melhor ao mercado interno e externo, sendo que já exportam cerca de 75% dos seus produtos.

A empresa já se encontra a investir em duas novas flagship stores a abrir em Setembro, uma no Centro Cultural de Belém, que será a primeira loja da marca em Lisboa – pois o já existente Espaço Castelbel é gerido por outra empresa – e outra no Shopping Cidade do Porto, mudando a sua localização para um espaço superior dentro do mesmo local onde se encontrava já instalada.

A nível internacional, a empresa está presente em mais de 60 países, e no passado dia de São João o distribuidor da empresa na China inaugurou o primeiro Showroom Castelbel em Xangai.