A alemã DB Schenker está a implementar um novo sistema de picking no seu armazém de Eching, que funciona através de uma luva inteligente e digitalização, a ProGlove, um dispositivo de digitalização de códigos de barras no processo de recolha de mercadorias.

O novo sistema de picking é leve e está integrado nas costas das luvas dos operadores de armazém, que apenas precisam de juntar e pressionar os dedos indicador e polegar para activar o sistema, recebendo de seguida um feedback do dispositivo aos níveis óptico, auditivo e táctil. As informações relativas ao produto digitalizado, como por exemplo a quantidade de produto ou o próximo local de recolha, podem ser acedidas através de um tablet.

Segundo a empresa, a utilização deste novo sistema traz vantagens ao nível da eficiência devido ao facto de se tratar de um sistema mais ergonómico e fácil de utilizar que a solução de scanner de anel.

“Os colaboradores podem continuar a utilizar as duas mãos livremente durante as operações, sem necessitar de procurar ou alcançar o leitor de código de barras”, pode-se ler no comunicado da empresa, que revela também existir uma economia de 40% do tempo despendido em relação aos scanners tradicionais.

“O feedback da equipa do armazém durante a fase de testes foi consistentemente positivo. Por esta razão, estou convicto que a utilização da ProGlove vai levar a um aumento de produtividade no nosso armazém em Eching. Está já planeada uma extensão para outros locais de armazenamento que será realizada em breve”, revela Tom Schmitt, director comercial e membro do conselho de logística contratual da Schenker AG.

O co-fundador e CEO da ProGlove, Thomas Kirchner, explica que “o desenvolvimento da ProGlove segue a ideia de que os humanos vão continuar a ser um foco importante da indústria no futuro. Foi por essa razão que desenvolvemos uma luva inteligente leve e intuitiva que pode ser usada sem nenhum esforço de integração. A ProGlove apoia os colaboradores no seu trabalho diário e liga-os à indústria 4.0”.