Actualmente, o mercado encontra-se num momento muito incerto e, graças a isso, quem paga são as empresas. Desde incertezas políticas, a pressões económicas ou até mesmo transformação digital do local de trabalho. Tudo isto pode ter impacto directo num negócio, levando a reformulações e readaptações. Desta forma, as equipas da área de compras devem tentar ser o mais adaptáveis possível, para a continuarem a fornecer as soluções mais certeiras para a sua organização.

O resultado das mudanças que estão a ocorrer devem-se à grande procura de profissionais de compras com competências. Os resultados da pesquisa do mais recente relatório do CIPS /Hays Procurment Salary Guide & Insights, revelam que praticamente dois terços dos empregadores de compras, irão procurar contratar colaboradores futuramente. Além disso, os salários estão a aumentar à medida que se esforçam para recrutar os melhores candidatos.

De acordo com o estudo, os salários na área de procurement aumentaram em média 5,3%, no último ano. Além disso, mais de três quartos dos profissionais receberam um aumento salarial no último ano e, com os empregadores a disputar a contratação de novos profissionais durante o próximo ano, os candidatos têm acesso a uma panóplia de oportunidades de emprego.

Com a esperada afluência de candidatos num futuro próximo, deixamos algumas iniciativas que os funcionários podem adoptar para assegurar que atraem os profissionais de compras que precisam.

1- Verifique que os salários que oferece são competitivos: é imperativo garantir que o salário que irá oferecer a um possível candidato, seja competitivo o suficiente para despertar o seu interesse. O salário foi selecionado como o factor mais importante para mais de três quartos dos profissionais de compras ao considerar um novo emprego.

2- Simplifique o processo de candidatura: os profissionais podem ser exigentes quando se trata de procurar emprego, portanto, se o seu processo de inscrição não desperta interesse ou demora muito para ser concluído, os candidatos que procura podem desistir da oferta. Avalie o processo de recrutamento para manter próximos e, posteriormente, envolvidos os possíveis candidatos.

3- Pense em quão inclusivas são as suas práticas de contratação: melhorar a diversidade e a inclusão no local de trabalho tem vindo a tornar-se, cada vez mais, uma prioridade para muitos líderes de compras, e isso também se deve estender ao processo de contratação. Por exemplo, as palavras e frases usadas na descrição do trabalho e na especificação de uma pessoa podem ter um impacto significativo sobre um candidato.