A empresa sueca IKEA anunciou que irá fechar a única fábrica que detém nos Estados Unidos da América, em Danville, Virgínia, devido aos elevados custos das matérias-primas.

O encerramento está previsto para o mês de Dezembro do presente ano, transferindo, assim, a produção para a Europa, segundo o grupo sueco.

Em comunicado, a IKEA afirma que “a estrutura de custos de produção em Danville é muito elevada, particularmente no que diz respeito às matérias-primas, resultando em preços significativamente mais elevados do que em outras fábricas na Europa que produzem produtos semelhantes”.

Apesar desta decisão difícil por parte do grupo, foram feitos “todos os possíveis para melhorar e manter a competitividade desta fábrica, mas, infelizmente, as condições dos custos não são as ideais para continuar a produzir em Danville a longo prazo”, refere em comunicado.

Inaugurada em 2008, a fábrica produz prateleiras da gama Kallax e caixas de arrumação da gama Besta, que são comercializadas no mercado americano e canadiano.