‘Transformação Digital nas compras: em que ponto estamos?’ é o mais recente relatório da Jaggaer, que conclui que apenas 2% dos processos de compras foram completamente digitalizados.

Este estudo foi realizado com base numa pesquisa global, entre Janeiro e Abril de 2019, tendo abordado mais de 300 profissionais dos sectores de compras, automóvel, industrial, bancário, entre outros.

Sublinhe-se que, entre os participantes, mais de metade das empresas em questão, que representam 52%, facturam menos de 250 milhões de euros ao ano, 20% facturam entre 250 e 1000 milhões de euros, e 28%, mais de 1000 milhões.

Alguns dados recolhidos revelam que 83% das empresas admitem não aproveitar o potencial da automatização dos processos de compras, embora grande parte possua o nível técnico necessário para aplicá-lo.

Em 2019, pelo menos 54% já iniciaram os procedimentos padrão de digitalização e automatização dos processos de compras. Contudo, mais de um quinto ainda depende de papel e fax.

50% dos profissionais deste sector afirmam que o seu conhecimento digital se encontra actualizado ou excelente, resultado inalterado desde 2017. No entanto, metade dos inquiridos apresenta conhecimentos inexistentes ou dizem não apresentar necessidades de melhoria, algo que, segundo o estudo, não se alterou desde os últimos dois anos.