Zefrict – é o nome de uma start-up que tem estado a dar que falar, mostrando-se bastante atractiva para o sector da logística.

A premissa é revolucionar o transporte de cargas pesadas. Como? Através de elevação magnética, que consiste numa tecnologia que permite transportar grandes cargas, que se encontram suspensas, evitando o solo.

Esta start-up espanhola aplica a tecnologia de ‘levitação’ no transporte de cargas pesadas, como paletes ou contentores, em curtas distâncias, o que gera uma economia de custos e uma grande optimização do ponto de vista da eficiência e rapidez.

Segundo Andrés Moreno, o empreendedor desta solução, “o consumo de energia com a Zefrict é comparável às máquinas que são utilizadas actualmente, mas é muito mais rápido e, com o mesmo pessoal, permite movimentar mais 50% de mercadorias”.

Este projecto destina-se a empresas de paletes e transporte de mercadorias, pois é nas suas plataformas onde se pode implementar esta tecnologia. No entanto, o criador da start-up afirma que estão a ser reunidos esforços para instalar a solução em portos e aeroportos.

De momento, já existe um protótipo testado e validado. O próximo passo consiste em criar um kit, de forma a que possa ser alugado ou adquirido pelas empresas, segundo Andrés Moreno.

É de salientar que esta start-up se consagrou vencedora do Explorer Day, aquele que é considerado o maior evento de empreendedorismo jovem ibero-americano, que decorreu na Universidade de Coimbra, no dia 10 de Julho de 2019.