O “Maersk Spot” é o novo serviço de reservas online de carga que foi recentemente lançado pelo armador dinamarquês. Agora os clientes Maersk “podem pesquisar e obter tarifas competitivas online 24 horas por dia, sete dias por semana”, explica a empresa em comunicado. Esta medida procura combater os problemas associados ao overbooking, ao mesmo tempo que permite disponibilizar, no momento, o preço e as cotações de transporte.

“Não é incomum existirem situações de overbooking na ordem dos 30%, e isso leva muitas vezes ao adiamento do embarque das cargas dos clientes”, revela Silvia Ding, Global Head of Ocean Products da Maersk, explicando depois que é comum existirem estes fluxos, em que em determinados momentos pode existir um overbooking e noutros falta de procura. “Isto cria muita incerteza nos nossos clientes”, acrescenta.

Segundo a responsável, através do Maersk Spot oferecem uma visibilidade total do preço e condições que garantem que as cargas são embarcadas, permitindo que os clientes movam as suas cargas de uma maneira muito mais simples e confiável.

Silvia conta que “o preço total é calculado e corrigido quando a reserva é confirmada, o que acontece instantaneamente. Esse preço online dinâmico, fixado na reserva, cria uma transacção para o cliente, desde a cotação até à confirmação da reserva, simplificando profundamente o processo de compra”.

Anteriormente, o processo passava por 13 passos individuais, comummente envolvendo imensa comunicação e papéis, desde fichas a termos e condições e sobretaxas. “Com o Maersk Spot, este processo pesado é reduzido a cinco passos simples e integrados – tudo online”, explica a responsável.

Este sistema já se encontra disponível num site de testes para todas as trocas, à excepção das importações e exportações para os EUA, sendo que irá integrar o site da Maersk a partir de Agosto.