A Sogrape anunciou que se tornou accionista maioritária da distribuidora de vinhos britânica Liberty Wines, uma das mais importantes desta região e da qual a portuguesa detinha já 25% do capital desde 2017, quando avançou com o investimento.

A aposta da empresa no Reino Unido é assumida pela mesma como um “acto de coragem”, pois embora seja o segundo país que mais importa este produto no mundo, também é certo de que estamos “em época de incerteza provocada pelo Brexit”, e como tal, a Sogrape “investe no mercado com uma visão de longo prazo para reforçar a sua posição competitiva”.

A Liberty Wines é especializada na restauração de topo e tem uma forte experiência na categoria ‘premium on-trade’, razão que fez com que, após o primeiro investimento feito há dois anos, o portefólio do Reino Unido tenha crescido 30%, e marcas como Casa Ferreirinha, Herdade do Peso, Quinta dos Carvalhais e Azevedo duplicado as suas vendas nesta região.

“O reforço desta aliança com a Liberty Wines irá permitir à Sogrape beneficiar das fortes competências da distribuidora inglesa para conquistar maior visibilidade e representação para os nossos vinhos naquele que é actualmente um mercado-chave para o grupo e que, com este passo, assume nova relevância”, revela o presidente executivo Fernando da Cunha Guedes.

Com a formalização da compra houve a passagem em exclusivo de todos os vinhos da Sogrape para a alçada da Liberty Wines, que absorveu a estrutura Sogrape UK.