Sines incorpora o projecto ‘iTerminals 4.0’ que é um projecto focado na digitalização de operações portuárias e na adopção de tecnologias da Indústria 4.0 no sector de movimentação de contentores. Esta iniciativa compreende um estudo com implantação piloto em operações reais em terminais europeus de contentores.

O desenvolvimento da 4.ª Revolução Industrial na última década está a introduzir progressivamente novas tecnologias e a levar à adopção e integração crescentes de coisas como Big Data, Inteligência Artificial, Cloud Computing, Robótica e Automação, transformando indústria e sociedade. E a indústria portuária não está a aproveitar como poderia os benefícios e impactos derivados da transformação digital, como facilmente se comprova olhando para o baixo grau de implementação de tais tecnologias e soluções digitais naquela actividade.

Espera-se uma ampla gama de benefícios transversais da transformação digital das operações portuárias de contentores em termos de aumento de eficiência operacional, segurança e melhoria (cibernética) de segurança, redução de custos e redução da pegada de carbono. As novas soluções IoT e os pilotos operacionais serão desenvolvidos e realizados em oito terminais estratégicos de contentores, baseados em oito portos principais da rede de transporte trans-europeia, sendo que para além de Sines, irão participar Antuérpia, Hamburgo, Bremerhaven, Wilhelmshaven, Rouen, Malta e Génova.

As actividades-piloto servirão para melhorar, adaptar e demonstrar as soluções propostas, a fim de testar a viabilidade e sustentabilidade das mesmas, bem como os seus benefícios, antes de implantá-las em larga escala.

O projecto testará e avaliará os pilotos avançados do Industry 4.0 aplicados ao ambiente operacional dos terminais portuários, incluindo a actualização das redes de sensores dos equipamentos portuários, o projecto de Big Data avançado e análises preditivas, a aplicação da inteligência artificial e a previsão de modelos de business intelligence e relatórios dinâmicos de KPI’s em tempo real