Os portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra dispõem agora com um centro de documentação, no Barreiro.

Inaugurado pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e pela ministra da Cultura, Graça Fonseca, este centro de documentação irá permitir que o “acervo documental dos três portos sirva não apenas as respectivas administrações portuárias, mas também o público em geral e a comunidade científica”, revela um comunicado do porto de Setúbal.

Este centro será responsável pela custódia e disponibilização da documentação produzida no âmbito da actividade das autoridades portuárias. Segundo a APSS, irá também promover “a divulgação e promoção da história e da importância destes portos e da actividade portuária para o desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa, possibilitando, assim, a conservação da memória destas instituições”.

De acordo com a ministra do Mar, esta é também uma forma de “preservar e valorizar a história de Portugal na sua relação com o Mar, que nos confere o carácter universalista e reforça a nossa identidade e o posicionamento de Portugal na vanguarda da investigação e da literacia marítima”.