O porto de Aveiro irá receber dois carregamentos experimentais de 27 mil toneladas de eucaliptos vindos do porto de Ilhéus, no Brasil, um previsto para partir a 4 de Julho e o outro a 26 de Agosto. Segundo Regilmar Costa, director operacional da operadora logística brasileira Intermarítima Portos e Logística, o primeiro carregamento começou a chegar no dia 3 de Maio e terá de estar concluído até dia 30 de Junho.

O responsável explica ainda que este negócio ocorre devido às leis ambientais portuguesas que restringem a plantação de eucalipto, e avança que caso estas exportações experimentais sejam concluídas com sucesso se encontram, pelo menos, mais oito previstas.

Sérgio Fiqueiredo, gerente administrativo do terminal, comenta que “o porto cede o espaço e disponibiliza condições para o exportador através do operador portuário. A geração de emprego começa na origem [do eucalipto] já que são cinco anos de plantio para se chegar à colheita. Aqui no porto, nós conseguimos aumentar o volume de empregados portuários, ligados a operação contratada pela Intermarítima, e vamos gerando recursos disponibilizando espaço, tempo, organização e segurança”.

O porto de Ilhéus tinha parado o transporte de toras de eucalipto há cerca de 20 anos por falta de procura, tendo agora com este negócio retomado o serviço. Diariamente, o porto brasileiro encontra-se a receber 18 semi-reboques carregados de eucalipto, provenientes da cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.