A tricentenária espanhola, Correos, lançou-se em 2019 numa nova aposta na internacionalização, começando por Portugal através da compra da Rangel Expresso, e encontra-se agora a investir 5,7 milhões de euros na China.

A recente aposta no sul da China, a menos de 100km de Hong Kong, pretende levar a cabo operações de logística, com a criação de um centro de recolha e classificação de encomendas, numa parceria com duas empresas da região, a Kerry Logistics Network Limited e o Grupo Global Freight Systems. Neste local será possível processar cerca de 25 mil encomendas por hora, o que poderá chegar a 500 mil encomendas por dia, caso esta esteja em funcionamento 20 horas diárias.

Esta região é considerada a área de e-commerce transfronteiriço mais activa do mundo, conseguindo equiparar-se a diversos aeroportos internacionais com elevado volume de tráfego, sendo um deles o de Hong Kong, o terminal com maior capacidade e tráfego de carga do mundo, e que representa 80% dos embarques do sul da China.

A China movimenta 50 mil milhões de encomendas anuais, das quais 4 mil milhões são dedicadas à exportação, o que explica o interesse do operador espanhola neste mercado.