O Grupo Blackstone, fundo norte-americano de investimentos, fez “a maior transacção imobiliária de sempre a nível mundial” ao adquirir 16,6 milhões de m2 de armazéns industriais e logísticos nos EUA por 18,7 mil milhões de dólares (cerca de 16,7 mil milhões de euros) à GLP, empresa de logística com sede em Singapura.

Este investimento praticamente duplica o seu portefólio de imóveis e é uma clara aposta no crescimento que se tem vindo a sentir ao nível do e-commerce. Ken Caplan, co-director da Blackstone Real Estate, comenta que “a logística é o tema de investimento mais convincente para nós actualmente, e pretendemos aumentar o nosso portefólio para responder à procura crescente do e-commerce”.

Neste momento está-se a sentir uma grande procura por activos de logística urbana nos EUA, devido ao comércio electrónico, que faz com que as empresas mantenham os seus serviços de armazenamento e distribuição próximos aos grandes centros urbanos.

Desde 2010 o grupo já comprou mais de 86,4 milhões de metros quadrados em activos de logística por todo o mundo, incluindo esta transacção, e considera a logística a sua “maior convicção” em termos de investimento.