O Kaizen Institute organizou recentemente mais uma cerimónia para a entrega dos seus prémios Kaizen Lean e a Amorim Cork Composites saiu vencedora com o prémio Excelência no Sistema de Melhoria Contínua, na área da indústria.

Em declarações à Supply Chain Magazine, Alexandra Mouta, Directora de Logística da empresa, afirmou que “a melhoria contínua deve ser um desafio diário em todas as organizações e uma responsabilidade que não é apenas de uma pessoa, de uma equipa ou de um departamento específico, mas de todos”.

O programa de melhoria contínua da Amorim Cork Composites, que lhes valeu esta distinção, consistiu, num primeiro momento, na implementação de um sistema de melhoria sustentado nas equipas de produção, reorganizando as unidades industriais e equipas produtivas, de forma a melhorar a resposta ao mercado e criar mais competitividade, como nos conta Alexandra Mouta.

Actualmente, existem 49 equipas de produção nas operações da empresa, cinco unidades industriais e quatro áreas de suporte, e em todas estas elas foram implementadas dinâmicas Kaizen Diário.

Em cada turno, realizam-se comunicações-chave com os trabalhadores para aquele dia e analisam-se os indicadores de produção, com o objectivo de identificar desvios e oportunidades de melhoria “assim, desafiamos diariamente a forma como fazemos as coisas, numa metodologia completamente aberta às ideias dos colaboradores que visem a optimização do seu trabalho”, explica.

Este programa abrange uma reorganização transversal a toda a empresa, não deixando o sector da logística de fora. Nesta área, o projecto concretizou-se com a organização em quatro equipas (planeamento, serviço a clientes, armazém de produto acabado e armazém de matéria-prima) com “empowerement” para tomar decisões de forma mais autónoma.

Alexandra Mouta termina, realçando a importância da distinção “o desafio incessante de fazer mais e melhor a cada dia deverá fazer parte da nossa força motora. Para este crescimento contamos com os contributos dos nossos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros que com a sua opinião e experiência nos dão inputs fundamentais para irmos mais longe nas mais diversas áreas e na empresa como um todo”.