A maior feira de logística da Europa está a aproximar-se. De 4 a 7 de Junho, a Transport Logistic volta a marcar presença em Munique, com 10 pavilhões esgotados.

É neste espaço que se pode encontrar uma variada gama de produtos, desde serviços de transporte (aéreo, rodoviário, marítimo e ferroviário) e logística, até às tecnologias de informação e telemática, distribuídos pelos mais de 2.100 expositores inscritos.

Claro que, além de toda a oferta que expõe, a feira é o local ideal para trocar contactos globais e fazer o chamado ‘networking’ com as empresas ou clientes. O catálogo online da feira permite filtrar potenciais parceiros por área geográfica, mesmo antes do início do evento.

A feira integra ainda um vasto programa de conferências, de acesso gratuito, onde se poderá ouvir e debater temas relacionados com o futuro do sector, como a transformação digital, as consequências do Brexit ou os desafios da logística de e-commerce.

Ao longo dos 40 anos da sua existência, a Transport Logistic tem vindo a registar um crescimento significativo, como se pode verificar no aumento de expositores ao longo da última década.

Portugal já faz parte do quadro de honra da Transport Logistic, uma vez que tem vindo a acompanhar a evolução da feira através da presença de empresas nacionais. Nos últimos 10 anos, o número de visitantes portugueses passou de dezenas para mais de 150 e a área de expositores aumentou cinco vezes nesse mesmo período. Em 2009 os expositores lusos eram apenas dois e, este ano, conta-se com 20 empresas portuguesas.

O aumento de participações portuguesas deve-se, em grande parte, ao stand colectivo ‘LOGISTICS FROM PORTUGAL’, organizado pela Supply Chain Magazine, que ocupa uma ilha de 100 metros quadrados, no Pavilhão de Portugal, e integra 10 empresas: Garland, Lusocargo, Multicargo, Steamship, VLT Cargo, JTM Group, Maeil, Rangel Logistics Solutions e Transnautica/Forcargo.

O modelo de participações colectivas tem registado um grande sucesso em Munique, uma vez que, na última edição, se contou com mais de 40 stands colectivos de regiões ou países. Através deste formato, Portugal consegue ganhar uma grande visibilidade no evento.

Além destas, marcarão presença no mesmo pavilhão a Abreu Carga, a Associação dos Portos de Portugal (APP), a Magellan Ass. Repres. Dos Interesses Portugueses no Exterior, Red Cencyl Atlantic Corridor (Espanha/Portugal) e Torrestir.

Entre os novos stands é de referir o da DHL, com uma área de 420 metros quadrados, o da Asia Shipping e os novos stands colectivos da Roménia, Lituânia e Polónia.