Foi em 1994 que a CHEP e a Makro estabeleceram a sua parceria, a primeira e a mais antiga alguma vez estabelecida pela empresa de pooling com uma entidade da área da distribuição. Após 25 anos, são hoje movimentadas anualmente 232 mil paletes CHEP entre as 10 lojas Makro distribuídas pelo país.

As paletes da CHEP são importantes para a movimentação da Makro, e a sua reutilização e partilha são importantes para os índices de sustentabilidade das empresas, havendo ainda uma aposta na total transparência da movimentação das paletes azuis. Para tal, têm disponíveis plataformas online que lhes permitem partilhar essa informação de gestão e movimentação, desde pedidos de entrega, recolhas, etc., partilha mensal de KPI’s e projectos conjuntos para consolidar uma maior eficiência da utilização dos equipamentos CHEP e que resultaram em benefícios consideráveis.

Filipa Ferreira, Country General Manager da CHEP Portugal, destaca a importância desta parceria e da aposta mútua na sustentabilidade: “é com orgulho que reforçamos o compromisso mútuo entre a Makro e a CHEP para com a sustentabilidade da cadeia de abastecimento. Com esta parceria conseguimos, em conjunto, enfrentar as novas necessidades e exigências do mercado, criamos empresas melhores, comunidades melhores e um planeta melhor”.

Por parte da Makro, Luis Carvalho, Logistic Manager da empresa em Portugal, também considera que esta parceria foi bastante positiva ao longo deste quarto de século e destaca que as empresas têm objectivos comuns: “é com enorme satisfação que vemos a nossa parceria celebrar 25 anos. Contamos com uma relação extremamente saudável e ambas as empresas têm objectivos comuns no que se refere à sustentabilidade e à vontade de, através da nossa actividade profissional, trabalhar no sentido de preservar o ambiente. Esperamos manter esta ligação e o compromisso durante muitos mais anos”.

Recentemente as empresas receberam ainda a distinção Dow Jones, um reconhecimento para as empresas com altos índices de sustentabilidade, em que a CHEP atingiu o primeiro lugar no seu sector, prémio que a Makro recebeu pela quarta vez em Setembro.