A 21ª edição da feira de logística, transporte, intralogística e supply chain do sul da Europa, SIL Barcelona, vai ocorrer entre os dias 26 e 28 de Junho. Este ano, com sinergias feitas entre as eDelivery Barcelona Expo & Congress, o XXXVI Congresso de ALACAT, o Congresso Internacional de Operadores Económicos Autorizados (OEA) e o Congresso Mundial de Zonas Francas, a feira irá contar com 220 oradores, e esperam-se que estejam presentes mais de 18.000 profissionais e 650 empresas.

Em entrevista à Supply Chain Magazine, Blanca Sorigué, directora-geral do El Consorci, entidade organizadora da feira, revela que esta nova edição irá superar as anteriores, e acrescenta mesmo que “nunca antes se celebrou, em lugar algum do mundo, uma cimeira mundial de supply chain e comércio internacional tão forte como a que terá lugar de 26 a 28 de Junho deste ano em Barcelona”.

“Este ano, no Congresso do SIL, trataremos o tema da adaptação da Supply Chain à Indústria 4.0, a nova era da digitalização e da sustentabilidade. O Congresso do SIL apresentará mais de 100 casos de êxito das empresas líderes de sectores tão díspares como o do automóvel, alimentação, têxtil, químico, grande consumo ou farmacêutico” – Blanca Sorigué, directora-geral do El Consorci.

Quando questionada relativamente às inovações que a feira irá proporcionar aos seus participantes e expositores, Blanca Sorigué revela que redistribuíram a área de exposição de modo a dar maior visibilidade aos expositores das empresas e que irão ter disponível uma aplicação de telemóvel da feira que permitirá o contacto entre as empresas, os visitantes e os oradores, promovendo assim o networking feito dentro da feira, bem como avaliar os oradores e fazer-lhes perguntas.

O SIL Bercelona terá ainda o Startup Innovation Hub, um espaço reservado para a exposição das empresas emergentes do sector que trazem soluções inovadores e disruptivas, dedicadas a melhorar e a dar resposta aos desafios das cadeias de abastecimento. “Este ano teremos mais de 20 startups que oferecem desde serviços de embalagens reutilizáveis e sustentáveis a soluções baseadas em cloud que optimizam, facilitam e agilizam a gestão das cadeias de abastecimento de empresas de retalho, armários 3.0 para a recolha de produtos, ou mesmo soluções RFID para acelerar a transição para a IoT por meio de rótulos inteligentes para produtos e mercadorias.

Também explica que irão manter o acelerador de startups que lançaram no ano passado e que foi um êxito: “Voltaremos a acolher um programa de aceleração de 22 semanas de duração para startups e potenciaremos ainda mais todas as nossas actividades de networking e conhecimento”.

A responsável do El Consorci destaca a importância deste networking na feira, e que tudo está pensado de modo a proporcionar oportunidades de negócio, contactos e conhecimento aos visitantes: “os mais de 18.000 profissionais que assistem ao SIL procuram conhecer novos serviços e produtos inovadores, mas também conhecer profissionais com quem trocar opiniões, esclarecer dúvidas, debater sobre aspectos que os preocupam ou conhecer casos de empresas de êxito”.

Blanca Sorigué está consciente de que a logística é diferenciadora para a competitividade de qualquer empresa, “algo imprescindível no nosso sector”. Revela que este ano, no SIL 2019, vão ser apresentadas mais de 150 novidades a nível mundial, e de modo a dar-lhes a importância merecida, irá ocorrer a quarta edição do Prémio SIL para a Melhor Inovação, que irá galardoar a melhor inovação, contando para isso com um júri de 12 jornalistas especialistas em logística e supply chain.

“Será uma das edições mais internacionais em que estarão presentes todos os líderes mundiais do sector” – Blanca Sorigué, directora-geral do El Consorci.

O SIL mostra-se preocupado em envolver outras entidades, e Blanca explica que a feira procura envolver todos os profissionais de diferentes áreas do sector, e como tal, tentaram envolver o maior número de pessoas e colaborar com entidades a nível nacional e internacional, de modo a tornar a feira ainda mais abrangente: “fizemos acordos com mais de 40 associações, organismos, instituições, empregadores, federações… de todo o sector da cadeia de abastecimento. Queremos que todos os que façam parte da cadeia logística estejam representados na nossa feira, e por isso colaboramos com toda a gente”, explica a directora-geral do El Consorci.

De destacar que Barcelona foi apelidada de “Capital do Comércio Internacional” por três dias em Junho, expressão utilizada pelo delegado de Estado Pere Navarro, referindo-se aos dias da feira e destacando a importância que esta terá para o sector. “Estamos muito orgulhosos e motivados perante este desafio importante. Desde o seu início que o SIL tem vindo a ser a feira mais importante do sector da logística, do transporte, da intralogística e da supply chain do sul da Europa, mas este ano vamos fazê-la em grande”, revela Blanca Sorigué, não escondendo ainda a importância da realização do Congresso Mundial de Zonas Francas pela primeira vez na Europa, e em particular nesta região.

Poderá encontrar mais informações relativamente à feira no site oficial da SIL Barcelona.