O e-commerce B2B está a crescer em todo o mundo. De forma a reduzir custos, as empresas tendem a investir mais em tecnologia e a automatizar processos nas suas compras. No entanto, ainda há empresas que receiam adquirir produtos ou serviços online. Deixamos-lhe, por isso, 7 dicas para que as suas compras online sejam feitas da forma mais segura possível.

1. Ter segurança no comércio eletrónico B2B

Entre as principais preocupações de quem compra estão sempre a redução de custos, a qualidade do produto e a entrega dentro do prazo estipulado. Porém, quando se trata de compras online é necessário também fazer uma pesquisa prévia e ter a certeza de que todas as transações são efetuadas em segurança.

2. Tenha atenção às informações sobre os produtos

Uma das maiores vantagens da internet é a possibilidade de comparar preços, características e qualidades dos produtos com maior facilidade. Com catálogos online esta tarefa torna-se mais simples, para além de ser possível ver avaliações de outros compradores.

3. Procure um fornecedor que trabalhe de forma transparente

É importante ter uma relação de transparência e confiança com os seus fornecedores, sobretudo quando se trata de compras de empresa.

4. Avalie a reputação do site através do qual vai comprar

A qualidade do atendimento, a opinião de outros compradores e a competência do fornecedor devem ser cuidadosamente analisadas. Aceda ao site e às redes sociais da empresa e procure obter esta informação.

5. A política comercial deve ser clara e funcional

Certifique-se que a política comercial cumpre a legislação e a negociação realizada. Desta forma a compra é mais segura e é mais simples saber que medidas deve tomar no caso de surgir algum imprevisto com a transação ou com a entrega.

6. Verifique os contactos que o fornecedor tem disponíveis

Ter vários canais de contacto com o fornecedor é recomendável. Se possível, verifique se os dados da empresa (NIF, número de telefone, morada…) são verdadeiros e se a sua situação está regularizada face às diversas obrigações legais.

7. Opte por empresas que ofereçam mais recursos

Tente perceber os recursos que a empresa oferece: atendimento por chat, fotos ou vídeos dos produtos ou serviços, informação sobre prazos de entrega, formas de pagamento, entre outros. Isto facilita e torna mais segura a sua compra.

Com estas dicas é mais simples e mais seguro comprar online!

Mercado Eletrônico Portugal | Adaptado de: blog.me.com.br