Actualmente, a digitalização está presente em todas as áreas das operações de negócios e é importante para as empresas que ainda não integraram a aquisição digital nas suas operações, começarem a pensar fazê-lo.

O Hackett Group, registou que, numa análise a um grupo, 84% acredita que a digitalização do processo de aquisição é o próximo passo para a concretização dos negócios.

Omar Abdullah, Director e Co-fundador do The Smart Cube, publicou um artigo sobre compras digitais e como podem transformar um negócio. No entanto, existem alguns passos que devem ser cumpridos para determinar se uma organização está pronta para a integração do digital.

Em primeiro lugar, refere a importância dos dados. É necessário ter os dados certos, organizá-los e ter um fácil acesso aos mesmos.

De seguida, aponta a prontidão tecnológica, ou seja, a empresa em questão deve estar receptiva a adoptar novas tecnologias e maneiras inovadoras de fazer negócio. Contudo, é preciso ter especial atenção aos custos que advêm desta integração tecnológica, por isso, importa certificar que existe orçamento para tal.

Em terceiro lugar, o acesso a habilidades analíticas que, por outras palavras, consiste na aptidão dos funcionários em trabalhar com a nova tecnologia. É necessário avaliar se realmente dominam esta técnica ou se é preciso recrutar uma equipa que o saiba fazer.

Desenvolver políticas e práticas certas é outro dos pontos que Omar Abdullah aponta. Importa definir funções e responsabilidades para todos os envolvidos na transformação. Este é, também, um bom momento para analisar o processo de aquisição, de forma a ver se há áreas que se devem alterar para obter ainda mais valor da tecnologia.

Por último, o suporte de nível sénior. Como a maioria das mudanças numa empresa, o buy-in dos executivos de nível sénior será essencial se se desejar mover os seus processos de aquisição para uma plataforma digital.

Após estes passos, Abdullah fornece algumas dicas práticas para aproveitar as compras digitais.

1 – Desenvolva uma estratégia de aquisição baseada em valor. Analise a sua estratégia actual para assegurar que está focada em atribuir valor aos clientes da sua empresa. Procure saber como a digitalização do processo irá facilitar a resposta às necessidades do cliente, ser mais eficiente ou reduzir custos.

2 – Realize uma avaliação digital. Nesta parte do processo, é necessário pensar sobre alguns aspectos importantes, tais como os seus objectivos para o projecto e as áreas onde a digitalização terá mais impacto.

3 – Identifique ferramentas e tecnologia. Opte por técnicas e tecnologia que lhe permitirão alcançar as suas metas, mas certifique-se de que são ferramentas fáceis de implementar e usar.

4 – Implementação. Importa delinear um plano para a implementação da tecnologia passo a passo, bem como definir os principais indicadores de desempenho que pode utilizar para avaliar o sucesso.