A Rangel Pharma irá começar ainda este mês a assegurar a distribuição de medicamentos a hospitais, farmácias e grossistas em Espanha, através de uma parceria criada com a Arvato Supply Chain Solutions, que por sua vez passa a ter uma solução integrada de last-mile aos seus clientes em Portugal.

Através desta parceria, as empresas fornecerão aos seus clientes a máxima transparência em todos os processos de distribuição e irão recorrer à automação e digitalização, sendo que deste modo a Arvato cumpre integralmente os requisitos das empresas multinacionais ao integrar uma rede de distribuição ibérica nas suas soluções.

Nuno Rangel, CEO da Rangel Logistics Solutions, reforça a importância deste acordo estabelecido, tanto para Portugal como para Espanha: “este é um acordo que permite à unidade Pharma da Rangel afirmar a sua competência de serviço no panorama europeu da logística farmacêutica, premiando o esforço que temos vindo a fazer nos últimos anos para garantir cada vez mais segurança e qualidade na distribuição de medicamentos em Portugal e, a partir de agora, em Espanha também”.

A Arvato Supply Chain Solutions é um operador alemão líder na prestação de serviços de gestão da cadeia logística e comércio electrónico, presente em 13 países e 20 localidades, com maior força na Europa. Conta com mais de 200.000 m2 de armazenamento, sendo que a sua unidade Arvato Healthcare funciona como armazém central para inúmeros clientes da indústria médica e farmacêutica em todo o mundo.

“A Rangel é uma empresa que se enquadra no nosso perfil, pois detém uma infraestrutura muito semelhante à nossa. Não será difícil integrar os seus processos com os nossos. Isto significa que os nossos clientes vão continuar a receber as suas soluções pan-europeias seguras e integradas, tendo como base uma fonte única; os sistemas de TI e gestão de qualidade da Arvato”, reforça Thorsten Winkelmann, presidente da unidade de negócios da Arvato Healthcare.

Há uma década a operar na área farmacêutica, a Rangel Pharma destaca-se no mercado nacional enquanto operador logístico autorizado para este tipo de distribuição, tendo apostado na rastreabilidade dos produtos através de sistemas inovadores e no controlo de temperatura dos seus veículos através do sistema eKooler, no qual investiu recentemente 750 mil euros, sendo deste modo considerado um parceiro estratégico para o transporte de produtos farmacêuticos.

A empresa também lançou há pouco tempo uma solução tecnológica que permite a verificação diária de medicamentos que entram em Portugal de modo a aplicar a nova directiva europeia sobre medicamentos falsificados para uso humano.

Joaquin Prados, Sales & Solution Design Director da Arvato em Espanha, considera que esta associação à Rangel Pharma torna mais vasto o portefólio da empresa que atende às regulamentações do mercado. “A parceria representa um desenvolvimento substancial na solução ibérica da Arvato para a indústria farmacêutica e ajuda os nossos clientes a atender a esse requisito, com custos de transportes reduzidos e maior fiabilidade de entrega”, explica o responsável, acrescentando que “o nosso portefólio em Portugal inclui serviços que vão desde armazenagem, pick and pack, gestão de transporte e devolução, a envios de emergência”.

A plataforma da Rangel no Montijo distribui mais de 100 milhões de embalagens por ano e inclui uma equipa de 185 pessoas na sua estrutura, uma frota de 70 viaturas e uma área de armazém de 18.500 m2 com capacidade para cerca de 30.000 paletes e tecnologia de armazenamento entre dois e oito graus.