O sistema de travagem regenerativa da AddVolt conquistou uma nova parceria, a Transportes J. Amaral, que abraçou o novo projecto de modo a minimizar o impacto ambiental e comunitário. A preocupação com a sustentabilidade também foi uma das motivações para a implementação deste sistema nos seus veículos de distribuição alimentar.

O transporte de cargas refrigeradas tem a si associados custos de consumo de combustível muito elevados, bem como emissões de CO2, manutenção e emissão de ruído, factores que tentam assim ser diminuídos através da solução Plug-in Híbrida da AddVolt. As unidades de refrigeração passam deste modo a serem movidas a energia eléctrica e não a diesel, como acontecia anteriormente, eliminando o consumo de combustível e reduzindo custos.

Este sistema de baterias de iões de lítio pode ser recarregado em qualquer armazém logístico, e mesmo durante a condução a energia pode ser recuperada, através da recuperação de energia das travagens dos veículos e das desacelerações.

A energia eléctrica gerada é armazenada nas baterias que se situam por baixo dos veículos, sendo posteriormente utilizada como fonte de alimentação directa para a unidade de refrigeração da mercadoria. A gestão do fluxo de energia é feita de forma automática devido a uma combinação de software e hardware desenvolvidos pela AddVolt

Esta parceria enquadra-se na política de sustentabilidade e responsabilidade social da TJA, uma medida que vem contribuir para as melhorias das operações dos motoristas, através da redução de ruído e das vibrações na cabine.