A distribuidora grossista farmacêutica e prestadora de cuidados de saúde, a Alliance Healthcare, escolheu a Zetes para garantir a conformidade com a Directiva sobre Medicamentos Falsificados (FMD), que entrou em vigor em Fevereiro do presente ano.

A FMD determina que os grossistas e prestadores logísticos de outras empresas, têm de verificar e, caso se justifique, descontinuar produtos instantaneamente, comparando com dados retidos no sistema nacional de verificação de medicamentos (NMVS). Desta forma, a Alliance Healthcare implementou a solução FMD chave da Zetes, em mais de 100 locais em 10 dos seus territórios europeus, podendo optimizar a comunicação, os relatórios e a gestão de eventos com os hubs nacionais.

Através dos sistemas internos de gestão de armazém (WMS), a solução ZetesMedea gere os fluxos de trabalho para permitir a verificação e/ou descontinuação dos produtos. Já a ZetesOlympus permite com que os funcionários de armazém da distribuidora consigam processar os medicamentos e captar e verificar os dados em tempo real.

Caso o produto seja verificado ou descontinuado, os dados são automaticamente analisados no NVMS e armazenados no ZetesOlympus, de acordo com os regulamentos da FMD.

“(…) exigimos uma solução pronta que não só seria integrada com os nossos sistemas existentes como também garantiria a conformidade total. A solução para FMD da Zetes oferece-nos visibilidade total sobre o percurso do produto, eliminando o risco de não conformidade”, afirma Joaquim Simões, Director de Operações e Director Regional da Alliance Healthcare.

Por sua vez, Alan Wirtz, CEO da Zetes, refere que estão “muito satisfeitos por temos estabelecido uma parceria com a Alliance Healthcare para apoiar a sua abordagem proactiva à conformidade. Com os regulamentos da FMD recém-implementados, a nossa solução-chave integra-se perfeitamente nos sistemas internos e nos fornecedores externos”.