A Savills Portugal promoveu no passado dia 11 de Abril uma Breakfast Talk, um evento de hora e meia no Hotel H10, em Lisboa, onde foi debatido o impacto que a actividade de compras electrónicas tem tido na área do mercado imobiliário.

De acordo com as conclusões do evento, existe uma diminuição da procura de espaços de loja e um aumento da de armazéns por parte dos retalhistas, que cada vez mais investem em centros logísticos para armazenamento e distribuição das vendas online. A procura por este tipo de infraestruturas é maior quanto maior seja a proximidade do centro das cidades e das suas lojas, para que possam responder mais rapidamente às encomendas online e ser mais eficazes no last mile.

“Com o impacto crescente do comércio online nas vendas dos retalhistas, poderá verificar-se também em Portugal uma tendência para a redução das áreas das lojas a par de um aumento da procura de áreas de armazenamento o mais próximas possível do centro das cidades e das lojas existentes, de forma a que o período de espera dos consumidores online seja o mais reduzido possível. Esta tendência a que nós chamamos “last mile” tem vindo a impactar o negócio logístico e a forma como está organizado. Verifica-se um aumento da procura por armazéns de menor dimensão, localizados o mais próximo possível dos principais acessos aos grandes centros urbanos”, comenta Cristina Cristóvão, Retail Agency Director da Savills Portugal, em comunicado.

As vendas electrónicas em Portugal ainda estão abaixo da média europeia, mas já atingiram uma percentagem de dois dígitos, e espera-se que este número aumente, o que resulta nesta alteração dos valores dos imóveis. Apesar disso, o formato loja ainda desempenha um papel muito importante para a promoção das vendas e a mitigação das pressões de margem online.