O prestador global de serviços logísticos DB Schenker anunciou estar a preparar-se para expandir a actividade em Portugal nos próximos dois anos, prevendo investimentos na ordem dos seis milhões de euros. “Estamos a crescer e queremos continuar a crescer”, disse Juan Carlos Moro, CEO para a Península Ibérica da multinacional alemã, no encontro com jornalistas.

A aposta na região centro do País é estratégica para a companhia em 2019. Os planos de crescimento passam para já pelo eixo Vila do Conde – Coimbra devido à “grande procura de produtos e serviços na área do transporte terrestre”, que se tem registado ali. De acordo com Luís Marques, managing director de Portugal, a empresa quer garantir que acompanha “o crescimento do mercado nacional, com soluções para os diferentes tipos de clientes, incluindo as PME mas também clientes particulares”. Ainda estão a avaliar localizações, assim como a tipologia da infra-estrutura, mas o valor do investimento  ascenderá a um milhão de euros. Certo e já previsto está um investimento no âmbito da logística por contrato da ordem dos cinco milhões de euros, em Lisboa e Porto, para o período entre 2019 e 2020.

Indo ao encontro das necessidades dos clientes e, sempre que possível, procurando antecipar algumas, no início do mês, a DB Schenker lançou uma nova plataforma digital de reservas para serviços de transporte doméstico e internacional, designada por Connect 4 Land. A plataforma, que está acessível através de diferentes suportes (computador, smartphone, tablet…) é ideal para envios individuais até 2.500 Kg e disponibiliza informações sobre preços, agendamento e rastreamento da mercadoria em tempo real. De referir que depois da Alemanha, a Península Ibérica foi a primeira a disponibilizar o serviço.

Há necessidades que são transversais aos vários modos de transporte, pelo que está nos planos do prestador global de serviços logísticos lançar brevemente as soluções Connect 4 Ocean e Connect 4 Air.

Também no serviço Direct de transporte terrestre de mercadorias, a DB Schenker tem novidades, como é o caso das opções Full Truck Load (FTL- mais de 55 m3) e Less Than Truckload (LTL- menos de 55 m3). Lançadas no início do mês, as novas opções Direct permitem ao cliente beneficiar de maior velocidade, segurança e precisão de planeamento para os seus envios. Tudo porque o serviço tem dias fixos para recolha e entrega, ambas com pré-aviso. Com um processo de reserva totalmente digital através da plataforma eSchenker, acessível 24 horas/7 dias por semana, a DB Schenker garante o máximo de eficiência. Este serviço está disponível em toda a Europa e permite que o cliente acompanhe o trajecto das suas mercadorias, via plataforma digital, em tempo real.

A nível global, a DB Schenker registou no ano de 2018, pela primeira vez, mais de 17 mil milhões de euros em receitas, o que se traduziu num crescimento de 3,8%. Para tal, contribuiu significativamente o transporte terrestre com 7 092 milhões de euros (um aumento de 7,3%) e o transporte aéreo com mais de 3 milhões (crescimento de 7,8%). O transporte de mercadorias por via terrestre apresentou um aumento de 6% com 106 468 envios enquanto o transporte aéreo, assim como o marítimo, também registaram crescimento com 1 304 000 envios e 2 203 000 TEU (aproximadamente o volume de um contentor), respectivamente. Os resultados de Portugal deverão ser anunciados proximamente.