A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou no passado dia 20 de Março em Diário da República o concurso para a concessão do Parque Sul do Complexo Ferroviário de Contentores, terminal que era explorado anteriormente pelo Serviço Português de Contentores. As propostas terão de ser apresentadas num prazo de 30 dias a contar a partir da data da sua publicação.

A concessão da área de 75.947 m2 terá uma duração de cinco anos, sendo destinada à realização de cargas, descargas e armazenamento de mercadorias, contentorizadas e/ou paletizadas para consolidação, transportadas por via ferroviária, tendo ainda o encargo de tratar de todas as actividades ligadas à logística de contentores, entre elas o parqueamento de contentores vazios, a sua inspecção e reparação, atribuída pela IP.

A concessão terá início aquando a assinatura do contrato e poderá ser renovada por períodos sucessivos de um ano, até um limite de duas renovações. A adjudicação será realizada de acordo com o critério de preço mais elevado, considerando-se esse o valor mensal que o concorrente se dispõe a pagar por todo o período da concessão, sendo que este não pode ser inferior a 39,3 mil euros.

No ano passado, em Março, a IP concessionou o parque Norte à ALB, por 87.040 euros.