No dia 14 de Março, os países Moçambique, Maláui e Zimbabué foram atingidos pelo ciclone Idai, que trouxe chuvas fortes e ventos que sopraram até 170 quilómetros por hora. Este fenómeno meteorológico deixou um rasto de destruição, matando mais de 300 pessoas e deixando outras 350 mil em situação de risco.

Esta tragédia gerou uma onda de solidariedade em Portugal que tem disponibilizado alguns meios para auxiliar a população.

O município de Sintra irá prestar assistência financeira à cidade de Beira, uma das mais destruídas, providenciando 120 mil euros, bem como auxílio logístico, a propósito do acordo de geminação existente entre as duas autarquias.

O Presidente da Autarquia de Sintra, Basílio Horta, em declarações à agência Lusa, afirma que está a ser preparado “com a Cruz Vermelha o apoio logístico, que pode ser da Protecção Civil, da Polícia Municipal ou de outros vários tipos de apoio, de alimentos ou vestuário”.

Assim, já foi criado um centro logístico improvisado, utilizando contraplacados de madeira para forrar as paredes do aeroporto por onde entrou a água da chuva, bem como mesas de plástico que vão sendo encontradas no meio da destruição.

A Oikos Corporação e Desenvolvimento também está a prestar auxílio logístico. Luís Chindui, um dos coordenadores locais de projectos desta organização em Moçambique, encontra-se a gerir a recolha de informação e toda a logística da operação na Beira.

Será utilizado o centro para armazenar os bens que, mais tarde, serão distribuídos aos mais necessitados “estamos a falar de materiais de purificação de água e garrafões/baldes, kits de higiene, distribuição de bens e utensílios alimentares, materiais para dormir e kits de abrigo. Vamos também sensibilizar a comunidade para os cuidados de higiene e saneamento”, conclui.

A União Europeia já anunciou que irá fornecer um apoio de 3,5 milhões de euros em que, dois milhões serão alocados a Moçambique, um milhão a Maláui e 500 mil ao Zimbabué. Bruxelas reagiu dizendo que esta verba será usada para disponibilizar apoio logístico às pessoas afectadas através de abrigos de emergência, higiene, saneamento e cuidados de saúde.

Foi ainda enviado um avião da Cruz Vermelha Portuguesa com 35 toneladas de ajuda humanitária, 15 toneladas de medicamentos, 500 quilos de fibra óptica para as comunicações, e médicos, enfermeiros e psicólogos desta organização.

Os CTT – Correios de Portugal também se mobilizaram para ajudar a população moçambicana, tendo desenvolvido uma iniciativa para enviar donativos de forma gratuita. A partir de hoje, dia 25 de Março, estão disponíveis nas lojas CTT, Embalagens Solidárias que devem ser enchidas com roupas, uma vez que, de acordo com os Correios de Moçambique, é uma das grandes necessidades. A recolha destes donativos decorre até ao dia 8 de Abril.

Se quiser contribuir para ajudar estes países, a UNICEF indica que pode efectuar um donativo através do seu website, bem como através da aplicação MBWay – 919 919 939, de transferência ou depósito bancário através da conta: IBAN PT50 0033 0000 5013 1901 2290 5, por pagamento de serviços no multibanco para a entidade 20467, com a referência 777 777 777. Pode também realizar um donativo por correio com um cheque dirigido ao Comité Português para a UNICEF, na Rua António Augusto Aguiar, 21 – 3E, 1069-115 Lisboa.